-
Arquitetos: Elcio Gomes Silva, Valério Augusto Soares de Medeiros; Elcio Gomes Silva, Valério Augusto Soares de Medeiros
- Área: 12736 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alcoa, Axxio, Faresin FormWork, Midea, Tarkett, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte das ações voltadas para o reordenamento dos espaços no complexo principal da Câmara dos Deputados, o edifício do Centro de Gestão e Armazenamento foi construído em área especificamente destinada a essas funções nos arredores de Brasília, o Setor de Indústrias e Abastecimento.
A fim de viabilizar a transferência de unidades inteiras da instituição, era intenção que a nova edificação comportasse tanto espaços de guarda e controle de materiais, quanto a possibilidade de abrigar ambientes de escritórios ligados à gestão desses recursos. O partido arquitetônico procura expressar tais funções. O grande volume branco, fechado, é destinado ao galpão de armazenamento com altura tripla, projetado para uso de estoque verticalizado.
As torres de concreto definem o segundo volume que abriga os ambientes de escritórios, marcados pelos brises horizontais na fachada e pelo terraço jardim, de uso comum. Na transição e no encontro entre esses volumes, a marquise que se prolonga até o acesso principal completa o conjunto, delimitando o pátio de manobras e as rampas das docas próximas ao galpão.
Uma vez que o edifício se localiza em região distante do complexo da Praça dos Três Poderes, a expressão do caráter institucional é alcançada com base no emprego de elementos construtivos e no uso de recursos que são comuns a outros prédios do legislativo. Com essas intenções, predominam as combinações entre concreto aparente, metal e vidro, bem como o ordenamento nas marcações dos principais volumes e dos planos da composição.
A construção buscou alcançar metas no planejamento e na execução de obras na administração pública. Contempla recursos que priorizam iluminação e ventilação naturais, reuso de águas pluviais e servidas, além de eficiência no desempenho energético, o que resultou na certificação do Selo Procel Edificações.